PARABENS SOLÂNEA!












Eu não poderia deixar passar esta data. Minha cidade hoje está completando 57 anos. O meu desejo principal é que este povo acolhedor e simpático abra também cada vez mais a porta do coração e deixe o amor de Deus entrar. O amor de Deus chama-se JESUS. Acredito que só Ele pode satisfazer todos os anseios e aspiraçoes deste povo. 

PARABÉNS SOLÂNEA!



História Solânea PB
A fundação, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.






Com o crescimento da região, alguns pioneiros - tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros - empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.

A partir de 1927, Moreno viveu intensos dias de vida social e cultural, começando a se projetar no cenário comunal. Em 15 de novembro de 1938, sob o Decreto-lei nº 1.164, Moreno eleva-se à categoria de Vila.

A antiga Vila de Moreno, alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembléia Legislativa da Paraíba, foi de autoria do então deputado estadual Dr. Humberto Coutinho de Lucena. A Lei nº 967 que criou o Município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado, Dr. João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, conseqüentemente, criando o município e comarca de Solânea. Em homenagem a esta data, construiu-se a principal praça da cidade, em frente à Igreja -matriz de Santo Antônio, padroeiro do Município. O Município foi instalado em 30 de dezembro de 1953.

Desde 2003 a cidade realiza umas das maiores festas juninas do estado da Paraíba e do Brasil com uma media de 40.000 pessoas por dia nos 12 dias do eventos que aconteçe de 12 à 24de junho.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro