A TERRA CONTRA-ATACA - Parte 5


O mar está transbordando?



A elevação da temperatura média da terra fazendo com que se derreta o gelo nos pólos e as grandes geleiras, terá como consequencia o aumento do nivel do mar. À medida que as grandes geleiras glaciais forem derretendo-se o mar aumentará de volume e isto pode ser catastrófico para os que habitam os litorais. No seculo passado os niveis oceanicos  aumentaram mais de 20 centimetros enquanto que a temperatura da Terra aumentou  aproximadamente meio grau. Os cientistas estimam que um aumento de um grau e meio faria derreter boa parte do gelo que flutua no Artico e nas plataformas de gelo na Antartida, bem como o glaciar da Groenlandia, o qual poderia elevar os niveis oceanicos em varios metros. Se isto acontecer,  muitas zonas costeiras habitadas serão inundadas, e milhoes de pessoas ficariam sem onde morar, obrigadas a emigrar  e ainda seria preciso redesenhar o mapa-mundi! Os niveis do mar em alta aumentam a vulnerabilidade dos assentamentos e cidades  sobre estuarios diante das grandes ondas causadas por tempestades. Se Londres fosse inundada por grandes ondas, poderia deixar de ser um centro financeiro, "com o qual Frankfurt se converteria no principal centro financeiro da Europa" (The Times, 23 de agosto de 2006).
    
Como o derretimento das geleiras e do gelo marinho, o oceano receberia milhoes de litros de agua doce. Isto diluiria a concentração de sal na agua e poderia até perturbar as correntes marinhas, como por exemplo a corrente do Golfo. Tal fenomeno teria efeitos catastroficos sobre as extensões agricolas do Noroeste da Europa. A elevação da temperatura tambem se associa com ondas de calor sem precedentes, maiores estiagens, chuvas torrenciais e inundações desastrosas, assim como tempestades e furacões de proporções inesperadas. Os três furacões que assolaram Nova Orleans em 2005 foram as maiores e mais intensas tempestades jamais registradas!  Em 2006, grande parte da produção agricola da Australia foi devastada por variações climaticas de calor e secas jamais vistos. Um informe recente de uma entidade oficial no Reino Unido predice que a temperatura da Terra aumentará em 3 graus Celsius até o ano de 2050, e isto causará estiagens e fome a 400 milhões de pessoas e assolará a vida silvestre... devido a perca de terras cultivaveis e a  escassez de água. 
  
  O aumento da temperatura já reduziu em uns 70% a população de pinguins Imperador na Antartida, por causa do gelo marinho estável que é imprescindivel para que estas aves possam acasalar, está mais fina e flutuam agora sobre o mar. As temperaturas em alta nas ultimas decadas tambem contribuiram com a propagação de enfermidades infecciosas como a malaria e a febre do Nilo Ocidental em novas regiões. No ultimo quarto de seculo passado surgiram umas 30 enfermidades novas e agora tembem estão ressurgindo doenças antigas que se críam erradicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro