DICAS DE PINTURA: PASTÉIS (parte 02)

Pastéis a óleo



Estes não podem ser usados em conjunto com as outras  variações, pois são unidos por óleo em lugar de goma. Entretanto , representam uma alternativa excelente aos pastéis macios, reproduzindo efeitos muito interessantes e semelhantes à pintura.

 O aspecto mais intrigante deles é a sua capacidade de serem "derretidos" em terebintina ou solvente, podendo ser aplicados sobre o papel com pincel. Você poderá até mergulhar um pincel em terebintina e depois esfregá-lo contra os pastéis, para usá-lo como usaria tinta convencional. A opção das cores é bem mais restrita que a dos pastéis macios, mas, à medida que o meio aumenta sua popularidade, os fabricantes aumentam a resposta à demanda.

Nuances diversas
Na pintura a óleo, aquarela e acrílica, é possível trabalhar com poucas cores, pois através de misturas se obtém muitas outras cores. No entanto, os pastéis não podem ser misturados antecipadamente, exigindo que você possua muito mais bastões de pastéis do que bisnagas de tintas. A escolha de uma gama de cores que combinam entre si sem incorrer numa despesa exorbitante pode ser um problema. Algumas seleções de cores contêm centena de cores, então por onde começar?
    O bom é que muitos fabricantes o ajudaram neste aspecto, produzindo jogos de pastéis para "iniciantes", próprios para áreas específicas. Existem, por exemplo, jogos completos grandes e pequenos, abrangendo uma gama adequada de cores, seja para trabalhar em paisagens ou retratos. Um destes pode ser um bom ponto de partida. Você poderá acrescentar mais cores conforme a necessidade - todos os pastéis são vendidos por unidade, ou em caixas.
  

  Se já estiver familiarizado com as cores, poderá escolhê-los só de olhar. Ao se deparar com as gavetas de pastéis, irá notar que algumas cores possuem nome e número. O último se refere ao tom da cor, por exemplo, se ela é versão clara ou escura do azul-marinho. Toda a cor em pastel é fabricada na tonalidade pura, mais a versão clara e a escura. A primeira obtida através do acréscimo de preto. Infelizmente, não existe um sistema padronizado de nomes e números entre os fabricantes, mas, conforme for adquirindo experiência, será capaz de escolher as cores desejadas com rapidez.

Continua na parte 03.

Visite o Flickr Abstrakor

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro